08 set Sua organização sabe mudar?
Toda organização, para mudar, precisa ativar o seu centro de mudança, que é identificado pelo acesso ao melhor do que é vivido e experimentado numa organização.
Você já viveu mudanças em sua organização em que as pessoas sofriam para sair da zona de conforto? Já se sentiu muito incomodado por ter que abandonar suas atividades e se adequar a uma nova realidade? Já viu conflitos e diminuição da produtividade devido à alteração da forma corriqueira de trabalhar? Esses são os efeitos comuns de uma mudança mal gerida. Toda mudança gera desconforto, todo desconforto gera problemas, todo problema gera emoções negativas. Mas é possível quebrar esse padrão.
Para mudar é necessário inspirar e ativar o centro positivo da mudança. Para tal, a organização deve focar na busca do melhor das pessoas e de si mesma a partir de questões que fortaleçam a capacidade do sistema em apreender, antecipar e otimizar o seu potencial positivo. Nesse ínterim, busca-se descobrir experiências e momentos de sucesso, vivências de excelência, e aspirações positivas sobre o futuro da mudança que se quer promover, levando a as pessoas a partilharem histórias sobre os seus melhores momentos e pontos altos no desempenho das suas funções e, em diálogo, sonhem coletivamente o futuro. Explicitar esse centro positivo libertará energia positiva, emoções positivas e melhorias na performance do sistema.
Toda essa exploração positiva é baseada em 4 princípios:
1. As palavras criam mundos. A realidade é construída através da linguagem.
2. O questionamento gera mudanças. Questionar e mudar não são momentos separados.
3. A imagem inspira ação. Uma imagem positiva de futuro antecipará uma ação positiva.
4. Questões positivas levam a mudanças positivas. Quanto mais positivas forem as questões, maior o entusiasmo e mais possível é a manutenção da mudança
As mudanças em larga escala necessitam de envolvimento e união, bem como de emoções positivas da parte das pessoas envolvidas.
Como estão as mudanças da sua organização?
Fale com a LOTUS ADH: contato@lotusadh.com
Sem Comentários