20 abr A pessoa mais difícil de liderar é você
Por Isis Mendonça
Costumamos ter critérios diferentes quando criticamos os outros e nós mesmos. É comum julgarmos os outros pelas ações e nós mesmos pelas intenções. Nem toda intenção gera a ação desejada e nem toda ação tem uma má intenção. Quanto mais aprendermos a analisar nossas ações e intenções de forma equilibrada, mais justos seremos, conosco e com os outros.
As grandes dificuldades vividas em qualquer liderança passa por questões emocionais e comportamentais não controladas, e não por problemas técnicos. Medo de perder, impaciência, injustiça, conflitos, interpretações erradas, medição de força, poder, são alguns exemplos de situações em que as emoções dominam.
Se você não olhar pra si mesmo nunca entenderá quais são suas dificuldades, e jamais poderá melhorá-las. Isso é verdade não só para líderes, mas para qualquer ser humano.
Olhe para suas conquistas e seus desejos e veja o que você valoriza, o que é mais importante pra você enquanto líder e ser humano. Perceba se sente prazer, orgulho e realização quando está executando essas atividades, Suas forças e potenciais habitam nessa área. Perceba também quando sente o oposto, o que incomoda, o que te tira do controle. Perceba o impacto que isso tem na sua relação com sua equipe e com suas decisões. Perceba-se, e será cada dia melhor.
DICAS PARA LIDERAR A SI MESMO
1. Aprenda a lidar com a autoridade acima de você. Se você não sabe se submeter, não entenderá o ponto de vista dos liderados.
2. Tenha clareza sobre seus valores e disciplina para segui-los. Se não os tiver, poderá ser dominado por qualquer um.
3. Tenha cautela. Um bom líder não precisa chegar primeiro, mas garantir a chegada.. Corra menos e interaja mais.
4. Tenha alguém de confiança para te dar feedback e aconselhar. Assuma que você não é perfeito e pode falhar.
Sem Comentários